Consumidor.gov.br é o novo site de reclamação dos consumidores brasileiros
Consumidor.gov.br – Site para registrar reclamações criado pelo governo brasileiro
Você já deve ter visto pela televisão, um comercial que está rodando com certa frequência nos canais abertos brasileiros, se trata do mais novo site do governo brasileiro, o consumidor.gov.br que é um serviço do Ministério da Justiça com a finalidade de oportunizar uma maneira mais fácil e prática para o consumidor fazer uma reclamação de empresas de diferentes segmentos, em contrapartida, a participação dessas empresas será importante nas soluções de vários problemas comerciais, tais como entrega em atraso, produtos com defeito, avarias e muito mais.
O novo portal Consumidor.gov.br é um serviço público voltado em ajudar a resolver divergências entre consumidor e empresas utilizando a internet. Segundo informações do portal, o serviço já pode ser usado por consumidores dos seguintes estados brasileiros em ordem alfabética:
- Acre
- Amazonas
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- São Paulo
Até o dia 1 de setembro deste ano deverá ser disponibilizado em todo o Brasil, atualmente atua em versão BETA.
Felizmente muitas coisas estão sendo facilitadas através da internet, desde agendamento de consultas médicas, encomendas de mercadorias e produtos que antes somente se dirigindo até uma loja física, enfim, a internet veio para facilitar nossas vidas, o novo site do Ministério da Justiça Consumidor.gov.br veio para facilitar a negociação entre consumidores e empresas, assim os consumidores terão um centralizador de soluções para problemas do dia a dia. No portal, o consumidor vai poder fazer sua reclamação de empresas e essas empresas terão seu espaço para poder se manifestar de forma a resolver os problemas expostos pelos consumidores, até mesmo visando manter uma boa imagem da empresa e assim não perder mais clientes e quem sabe com isso, até conseguir mais clientes, pois o histórico de reclamações ficará disponível para quem quiser ver, portanto é importante que as empresas passem uma boa impressão. Vai funcionar de forma parecida com o ReclameAqui, que já vem atuando neste mercado há bastante tempo e conquistou o consumidor.
Consumidor.gov.br é confiável?
Quem gerencia e está por trás do funcionamento do portal é a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça que é a grande responsável em gerir o projeto, propagar e manter o site Consumidor.gov.br, cabe também cuidar do relacionamento entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que contribuem com a parte técnica da prestação de mais essa ferramenta de uso público que exige ser confiável.
Os Procons de cada cidade também estarão a par deste serviço assim como a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, e claro, a sociedade vai ser o termômetro do bom funcionamento do site e vai ser quem vai nutrir o site e com o tempo acumular soluções e criar um perfil de cada empresa no mercado baseado nas reclamações feitas por usuários e soluções apresentadas pelas respectivas empresas envolvidas.
Que tipo de empresa pode se cadastrar no Consumidor.gov.br?
As empresas terão de se cadastrar no site consumidor.gov.br que já possui as seguintes categorias de empresas disponíveis:
Empresas participantes/Categorias:
› Administradoras de Consórcios
› Agências de Viagens
› Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão
› Companhias Aéreas
› Comércio Eletrônico
› Empresas de Energia Elétrica, Água e Esgoto
› Empresas de Pagamento Online
› Fabricantes – Eletroeletrônicos, eletroportáteis, informática
› Fabricantes – Linha Branca
› Operadoras de Plano de Saúde
› Operadoras de Telecomunicações (Telefonia, Internet, TV por assinatura)
› Seguradoras e Corretoras de Seguros ›
› Supermercados
› Varejistas
Como vai funcionar o Consumidor.gov.br?
Se você conhece o site Reclame Aqui fica fácil de entender como vai ser o funcionamento do Consumidor.GOV.BR pois ele tem mais ou menos as mesmas intenções finais, porém o consumidor.gov.br é proposto e mantido pelo governo brasileiro e vinculado aos PROCONs que são órgãos públicos estaduais ou municipais e defesa ao consumidor. Procons tem como função principal atuar em âmbito local, ou seja, atendem diretamente os consumidores e monitoram os problemas do consumo por área.
Confira a lista de Procons já integrados com o portal Consumidor.gov.br:
- AC – Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Acre
- AM – Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor – Procon Amazonas
- DF – Instituto de Defesa do consumidor – Procon Distrito Federal
- ES – Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Espírito Santo
- MA – Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Maranhão
- MG – Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Minas Gerais
- MS – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon Mato Grosso do Sul
- MT – Superintendência de Defesa do Consumidor do Estado do Mato Grosso – Procon Mato Grosso
- PE – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Pernambuco
- PR – Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Paraná
- RJ – Secretaria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Carioca
- SP – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon São Paulo
Consumidor.gov.br BETA – Como funciona:
1 – O consumidor que se sente lesado faz sua reclamação;
2 – A empresa reclamada tem um prazo para responder com a explicação do problema e dando um norte para a solução do mesmo;
3 – O consumidor por sua vez avalia a proposta apresentada da empresa para solução do problema, ou até mesmo a falta de resposta;
O processo é simples, e o mais importante é que todos envolvidos acabam monitorando as reclamações, seja o Procon, o Ministério da Justiça e a própria sociedade visto que são informações públicas e esse é o grande objetivo do site, não deixar as empresas se esconderem.
Para fazer uma reclamação acesse o site www.consumidor.gov.br digite o nome da empresa que deseja reclamar e clique em IR ou escolha a lista que vai aparecer previamente ao digitar. Em seguida preencha os campos, escreva o problema e conclua o processo.
Reclamar é um direito do consumidor, portanto se você tiver razão vale muito a pena correr atrás dos seus direitos, correr atrás daquilo que é justo para ambas as partes. A vantagem de um serviço como este que o governo está lançando é que as empresas vão ser obrigadas a melhorar seus produtos e também serviços, começando pelo atendimento prestado ao consumidor, que sabemos que está precário no nosso país. Ao utilizarmos essa nova ferramenta, estaremos nutrindo um sistema de informações importantes nas tomadas de decisões tanto para empresas como para consumidor final, pois uma avaliação mal feita, ou algumas delas, podem influencia na sua compra, e isso vai ajudar a mudar esse cenário atual entre consumidor x empresas.
Cnpj pode abrir reclamação no procon carioca. Pois nao mostra essa opção nos dados de consumidor. Se não. Onde empresa podera abrir essa reclamação ?
Luana,
No PROCON ou no novo site do consumidor.gov.br você se refere?