CND – Certidão Negativa de Débitos
A “Ficha Limpa” do Cidadão – Consultar CPF
A Certidão Negativa de Débitos é o documento que comprova a situação fiscal do cidadão perante os órgãos governamentais.
O contribuinte brasileiro é um dos mais tributados do mundo. Considerando impostos e contribuições, em todos os níveis (municipais, estaduais e federais), existem cerca de 90 tipos de tributos atualmente em vigor no Brasil. Ainda que nem todos esses incidam sobre todos os cidadãos e empresas, há o suficiente para causar enorme confusão quando se deseja saber se estamos com nossa situação fiscal em dia.
É aqui que entra a Certidão Negativa de Débitos (CND). Ela é um documento, emitido pelos órgãos federativos responsáveis, que atesta se o contribuinte está devidamente regularizado com seus impostos e contribuições. Estando o cidadão quite com suas obrigações tributárias, ele pode receber a sua Certidão, mas, em caso de algum débito ou dívida fiscal, o documento não pode ser emitido.
Nesse último caso, uma série de problemas pode decorrer daí. Impossibilidade de assumir cargo público após aprovação em concurso, impedimento de concessão de passaporte, supressão do direito de participar de licitações e de receber algum tipo de auxílio governamental, são apenas algumas das penalidades previstas para pessoas físicas e jurídicas que, por terem pendências fiscais, não podem receber a CND.